Destaques

[RESENHA] ÁRION - O REFLEXO DE UM OUTRO MUNDO

Por Bruno Marukesu •
segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
Autor (a): Pablo Madeira
Editora: Xeque-Matte
Ano: 2017
Lido em: outubro de 2017
Nº de Páginas: 225
Onde Comprar: EDITORA XEQUE-MATTE
Livro cedido em parceria com o autor

Durante uma invasão noturna em uma velha casa, que muitos julgavam assombrada, Laura acaba descobrindo que um antigo espelho é na verdade um portal para um mundo mágico, chamado Árion. Por acidente, a jovem acaba sendo levada para este mundo na companhia do seu melhor amigo e do ex-namorado.
 Porém, os problemas estavam apenas começando, pois Árion está em guerra e a chegada dos jovens é a prova de que uma antiga profecia se tornará realidade, ou seja, a existência de outros mundos, despertando com isso o desejo das forças das trevas de dominarem a Terra a qualquer custo. Agora, a jovem e os amigos precisam descobrir uma forma de voltar para casa antes que seja tarde.
 Uma história fantástica, recheada de descobertas e emoções aguarda o leitor.

O REFLEXO DE UM OUTRO MUNDO acompanha a aventura de três jovens chamados Laura, Igor e Felipe em um mundo desconhecido e que segue regras diferentes da nossa.

 Logo de início foi chocante ver referências As Crônicas de Nárnia e olha que o autor nunca leu ou viu os filmes! Essa questão de jovens serem os escolhidos para trazer mudanças profundas ao reinado por conta de uma profecia não é nova, mas Pablo sabe lapidar esse traço clichê e moldar o seu mundo mágico onde existe de tudo um pouco desde elfos, passando por anões e sereias.

 Laura é uma jovem bastante perspicaz, digna de nota mesmo achando que por vezes ela me foi uma mera coadjuvante possuindo papéis de destaque. Admirei as atitudes dela, mas não me tornei seu fã ou admirador. Um dos motivos que pode ter influenciado a não empatia pela personagem é o fato dela parecer esquecer tão facilmente o que Felipe fez para ela no passado. Eles são ex-namorados, claro que não espero que ela guarde rancor, mas a forma como a aproximação deles foi moldada demonstra que Felipe só não gosta de perder o que um dia foi dele e Laura parece não enxerga isso.

 Felipe não é flor que se cheire mesmo o autor apresentando provas que li errado o personagem trazendo a reflexão que humanos erram. Não consegui perdoar esse jovem. Minha grande vontade era pular os parágrafos em que ele era o foco.

 Igor é sem sombras de dúvida alguém querido que seria uma honra ter como amigo. Leal e pronto para estar ao seu lado em qualquer desafio, ele se destaca e traz todo um brilho especial e discussão racial ao enredo fantástico nos aproximando mais da nossa realidade do que ao mundo de Árion. Novamente Pablo Madeira se destaque ao trazer a reflexão para o nosso dia-a-dia através de uma fantasia juvenil.

 O cuidado em criar personagens secundários é uma característica marcante nessa obra. Além dos três jovens me vi torcendo por alguns habitantes de Árion mesmo ciente que podia estar torcendo pela galera malvada da história. FORÇA, TRUYAN!!!

 Como havia mencionando antes, a obra não traz grandes elementos inéditos para uma fantasia onde profecias são apresentadas aqui e acolá e grupos são formados para realizar uma jornada nunca antes feita por caminhos perigosos, mas os trechos onde a humanidade e o sentimento falam mais alto tocam em nosso íntimo.

 A grande vilã é apresentada nos últimos parágrafos desse primeiro volume da duologia que tem tudo para culminar numa grande batalha final no próximo livro que espero confiantemente que seja lançado nesse ano de 2018!

 Com narrativa em terceira pessoa, a obra física possui uma capa linda (e olha que ODEIO modelos mostrando seus rostos em capas de livros), folhas amareladas, capítulos medianos e fonte da letra grande que traz um conforto aos olhos e permite uma leitura mais agradável e rápida para os ávidos por palavras.

 Sobre a escrita do autor devo dizer que a cada obra lançada Pablo Madeira sobe um degrau no amadurecimento escrito demonstrando ser um excelente autor que usa e abusa da fluidez nas linhas traçadas.

 Para alguém que busca um enredo light e nada pesado para passar uma tarde na tranquilidade e que acima de tudo é a favor da inserção de seres mitológicos variados em um mesmo enredo fantástico vai ai minha dica: se joga em ÁRION - O REFLEXO DE UM OUTRO MUNDO.

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Oi Bruno tudo bem?
    Que demais essa dica, sou louca para ler esse livro do Pablo, cheio de aventura e fantasia, de deixar o leitor sem fôlego, referente as novidades e revelações no enredo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Não costum ler livros onde os personagens são adolescentes, pois não me prende. O personagem sempre faz algo que me irrita e acabo perdendo o tesão pela obra. Olha que já tentei e muito, mas nos livros de fantasia criei uma tecnica: me foco no mundo que o autor nos apresenta, nos perigos e personagens secundários e assim esquecendo um pouco dos principais.
    Fiz isso com Arion e funcionou.
    Realmente indiquei a leitura para quem esta começando a ler , escrita simples, de leitura rápida.
    Adorei as fotos e tbm aguardo o fim dessa jornada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ritchelly Galani29 de janeiro de 2018 20:06

    Olá! Devo dizer que também não gosto muito de capas com modelos mostrando o rosto haha
    Mas voltando ao livro, achei bem bonita a capa e a ideia mesmo que clichê chama atenção!! Os personagens parecem bem construídos e eu já quero esse livro haha!!Ótima resenha!!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Cabine de Leitura30 de janeiro de 2018 08:46

    Pra mim é novo um enredo fantástico trazer reflexões e como não li As crônicas de Nárnia, então é tudo novo pra mim. Não conhecia o autor ou mesmo sua duologia, mas sem dúvida parece ser uma boa aventura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá... Pude entender que o livro possui um enredo leve, mas cheio de aventuras.. Tenho repensando bastante sobre as minha leituras com essa pegada mais juvenis e creio que não estou no momento para elas... Mas ainda assim esse é o tipo de livro que leria. Quem sabe futuramente.
    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Santos Barroso30 de janeiro de 2018 11:28

    Olá!
    Sou completamente apaixonada por fantasia e, mesmo que o autor não conheça As Crônicas de Nárnia, só de saber que dá pra ter umas referências, já fiquei interessada... Na verdade, me interessei já na sinopse! Adorei e já anotei a dica, acho que vou gostar desse livro!

    Abraços,
    https://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Adoro livros de fantasia e esse muito me chamou a atenção.
    Eu não tenho vontade de ler As Crônicas de Nárnia, mas esse fiquei bem interessada.
    Parece ser uma história maravilhosa com personagens incríveis.
    Adorei a dica


    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem, gostei de sua sinceridade em falar dos protagonistas, gosto muito de fantasia, ficção e esse livro é um que leria sem dúvida, não tinha ouvido falar desse autor, mas estou adorando saber mais de nossos escritores. Parabéns pela resenha, e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu não sou muito fã de livros de fantasia, mas esse sempre me chamou bastante a atenção, e sempre vejo resenhas positivas, então acho que eu iria gostar. Adorei a resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu também implico com modelos em capas de livros. Acho que até funciona para romances. Apesar de achar muito batido esse tipo de capa. Em fantasia eu jamais colocaria.
    Bom, sobre a narrativa. Parece interessante, mesmo lembrando muito As Crônicas de Narnia. Gostaria de ler para saber como o autor se distanciou das referências.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Confesso que não sou muito fã de leituras com teor de fantasia. Mas achei o livro bem interessante. A capa me chamou bastante atenção.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu esta super curiosa para ler uma resenha desse livro, pois acho a capa linda. Pelo seu post, a obra aprece seguir o enredo base dos livros de fantasia, o que pode ser bom se a história for bem escrita, interessante essa sua relação com os personagens.

    ResponderExcluir
  13. colecionando romances31 de janeiro de 2018 18:42

    Oi, tudo bem?
    Adorei a capa, linda mesmo! Me lembrou chapeuzinho vermelho hahah! Então, dessa vez passo a dica, fantasia não é meu gênero literário, já li muito, mas hoje não mais! Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bruno. Eu já conhecia o livro, mas sabia pouco sobre ele. Achei bem legal poder conhecer um pouco mais sobre a obra através da tua resenha, parece ser uma leitura agradável.

    ResponderExcluir
  15. Garotas Devorando Livros1 de fevereiro de 2018 09:13

    Olá!!!!

    Não conhecia o livro e já estou arrependida. Achei sua resenha muito verdadeira, apontando não apenas pontos positivos, mas em nenhum momento desmotivando o leitor a dar uma chance a essa obra. Achei a capa meio "Branca de Neve" e gostei bastante (compartilho sua opinião sobre rostos na capa). Enfim, já coloquei essa fantasia na minha lista e espero ter tempo de apreciar a obra logo no começo do ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruno!
    Gostei bastante da forma como você trouxe sua resenha nessa postagem. Eu não sou muito ligada nesse gênero, mas fiquei com vontade de conhecer mais a fundo sobre a narrativa. Ainda não li nada dessa editora e me parece uma ótima oportunidade para conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bruno!
    É a primeira vez que leio a respeito do livro e gostei da trama. Embora pareça trazer elementos comuns que já conhecemos, mesmo em fantasia (como um provável triângulo amoroso), parece uma leitura bem bacana e envolvente. Adorei sua sinceridade quanto aos personagens, às vezes temos um "feeling" que não nos permite gostar de forma alguma deles. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente não é de uma temática que me agrade muito, então vou passar a dica desta vez. Deve ser uma leitura interessante para quem curte este gênero literário. Boa sorte com o blog!

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Bruno,
    Eu adoro obras desse gênero e confesso que fiquei muito curiosa para fazer essa leitura, pois eu gostei muito da sua resenha. Achei muito interessante você ter dito que o autor teve cuidado para construir os personagens secundários, pois adoro isso.
    Vou, sem dúvidas, anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não sei se leria o livro, mas acho a capa dele bem bonita e a premissa é ótima, fiquei até curiosa com as referências!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oii! Amoo enredos de fantasia que envolvem a descoberta de um novo mundo <3! Eu não conheço esse autor, mas fiquei curiosa para conferir a sua escrita. Sempre tem aquele personagem que apesar de muitos leitores amarem, às vezes o mesmo não ocorre com a gente, te entendo totalmente haha. A sua resenha está ótima e a história parece ser bem envolvente, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruno, como está?
    Sou uma apaixonada por fantasia e enredos que envolvem mundos paralelos são sempre excelentes pedidas, mas claro que eles tem que ser bem executados ou senão a ideia acaba não valendo de nada. Sucesso a autor e sucesso também ao blog e seus colaboradores.
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com
    http://www.galaxiadeideias.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, como vai?
    Em primeiro lugar parabéns por apoiar autores nacionais. Gostei que pontuou coisas que te desagradaram na trama, assim, sem dúvida está ajudando o autor a melhorar os próximos textos. O enredo me lembrou Alice através do Espelho e Nárnia. Também curti a capa. Sucesso com a parceria, sucesso para o autor e para o blog. Um beijo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros