Destaques

CATÁLOGO LITERÁRIO - ABRIL/2017

Por Bruno Marukesu •
terça-feira, 11 de abril de 2017

 E estamos caminhando para a metade do mês de abril e chegou a hora de conhecer os lançamentos mês do Catálogo Literário do Grupo Editorial Record.



 SINOPSE:
 Neste livro fascinante, Lewis Hyde explora os velhos mitos que afirmam ter sido o trickster – a figura mitológica que oscila entre o herói e o galhofeiro – quem fez deste mundo o que ele é. Primeiro, revisita as antigas histórias – Hermes na Grécia, Exu na África Ocidental, Krishna na Índia, Coiote na América do Norte, entre outros – e depois as compara à vida e às obras de criadores mais recentes, como Pablo Picasso, Michel Duchamp e Allen Ginsberg. Hyde argumenta que nosso mundo – complexo, ambíguo, belo e sujo – foi uma criação ainda não concluída do trickster. Notável em sua erudição, fluente e dinâmico em seu estilo, A astúcia cria o mundo figura entre as grandes obras da moderna crítica cultural.









SINOPSE:
 A história da catástrofe mais devastadora da China. Entre 1958 e 1962, Mao Tsé-tung jogou o país em um delírio com o Grande Salto Adiante, uma tentativa de alcançar e superar economicamente a Grã-Bretanha em menos de quinze anos. O experimento terminou na maior catástrofe que a China já viu, destruindo dezenas de milhões de vidas. Ao invés de desenvolver o país para se equiparar às superpotências mundiais, comprovando assim o poder do comunismo — como Mao imaginara —, o Grande Salto Adiante na verdade foi um passo gigante e catastrófico na direção oposta.







SINOPSE:
 Em seu novo livro de crônicas, Carpinejar não fala de amor, mas de amizade. São 122 textos ao longo de mais de 200 páginas que combinam reflexões de companheirismo e humor do cotidiano com lembranças da infância e um ou outro conselho sobre convivência.





SINOPSE:
 Neste romance repleto de beleza literária e cores realistas, tão chocante quanto maravilhoso, tão particular quanto universal, Thales Guaracy olha Anita pelos olhos de Giuseppe Garibaldi, a única pessoa que testemunhou por completo a vida da revolucionária. E assim desvenda e nos apresenta, com estilo único, pessoal e emocionante, a mulher que se atira sozinha sobre o exército inimigo; que corta os cabelos do marido por ciúme e o ameaça com um par de pistolas; que abandona os próprios filhos entre desconhecidos para atravessar um país conflagrado, escondida sob as cartas de um carro de correio, até uma cidade sitiada. E que aprendeu que “as causas perdidas são as mais certas”, tornando-se uma das mais extraordinárias personagens da história, considerada a “heroína de dois mundos”, precursora e símbolo do feminismo, representação de mulher forte e independente.






SINOPSE:
 Conjunto de textos diversos, a obra é estruturada em três partes que se articulam entre si: Da servidão à fraternidade, Poder e subjetivação e Desejo de resistência. Joel Birman discute sobre os elementos da crise contemporânea: o esfacelamento da perspectiva de futuro, os vínculos sociais e afetivos frágeis, a hipervalorização do consumo. Joel Birman é professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela Université Paris VII, é membro de honra do Espace Analytique.









SINOPSE:
 Quis o acaso da geografia que o interior paulista e o Triângulo Mineiro estivessem na rota do narcotráfico internacional. A região é um ponto estratégico, caminho entre os países produtores da droga – Colômbia, Bolívia, Peru – de um lado, e os grandes centros de consumo, São Paulo e Rio de Janeiro, de outro. É pela rota caipira, como foi batizada, que se mede a pulsação da compra e venda de cocaína no Brasil. Durante quatro anos, o jornalista Allan de Abreu entrevistou policiais, juízes, promotores, traficantes e cocaleiros no Brasil, Paraguai e Bolívia. Reuniu milhares de documentos, a maior parte inéditos. O resultado é esta obra-prima da reportagem, radiografia corajosa do mercado das drogas no país.







SINOPSE:
 Com argumentação brilhante e extrema clareza, o aclamado economista Thomas Sowell demonstra de forma objetiva como os dados econômicos e as crenças populares são construídos de forma tendenciosa pelo senso comum, reforçados pelos políticos e divulgados pela mídia. Ao analisar algumas das falácias mais populares da economia, desfaz crenças amplamente difundidas sobre problemas urbanos, desigualdade de renda entre homens e mulheres e questões relacionadas às diferenças entre raças e países em desenvolvimento, entre outras.













SINOPSE:
 Clod é um Iremonger. Ele vive nos Cúmulos, um vasto mar de itens perdidos e descartados coletados em Londres. No centro dos Cúmulos está Heap House, um quebra-cabeça de casas, castelos, cômodos e mistérios recuperados da cidade e transformados em um labirinto vivo de escadas e criaturas rastejantes. Uma tempestade está se formando sobre Heap House. Os Iremonger estão inquietos, e os objetos falantes estão gritando cada vez mais alto. Os segredos que mantêm a casa em pé começam a vir à tona para revelar uma verdade sombria capaz de destruir o mundo de Clod. Tudo, porém, começa a mudar quando ele encontra Lucy Pennant, uma órfã rebelde recém-chegada da cidade...









SINOPSE:
 Garotas estão desaparecendo por todo o país, e, aparentemente, não há qualquer ligação entre os desaparecimentos. Cabe à recém-formada equipe de análise do Dr. Tony Hill ir atrás de pistas que estabeleçam padrões ou conexões. Mas, após um subordinado surgir com uma hipótese, um dos membros da equipe aparece morto, e a questão se torna pessoal. Agora, acompanhado de sua colega Carol Jordan, Hill embarca em uma campanha de terror psicológico onde os papéis de caça e caçador podem se confundir com facilidade. Depois de tantos anos investigando as mentes de homicidas insanos, a dupla está prestes a descobrir que homens sãos também matam.








SINOPSE:
 O processo científico avança por meio de erros, o que faz deles, portanto, peças essenciais para o progresso. Charles Darwin, William Thomson (Lord Kelvin), Linus Pauling, Fred Hoyle e Albert Einstein eram cientistas incríveis e deram contribuições brilhantes em suas áreas, mas deram também suas mancadas. Tolices brilhantes é um exame revelador da psicologia de cinco cientistas fascinantes que, apesar de seus erros, expandiram nosso conhecimento sobre a vida na Terra e sobre a evolução do planeta e do universo.











 O que acharam dos lançamentos? Pretendem adquirir algum?

 Fiquem ligados que em breve haverá resenha de O SEGREDO DE HEAP HOUSE por aqui.

 Até mais. 🌙

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Achei o título Cocaína útil e interessante. Gostaria de ler. Tolices brilhantes é, no mínimo, intrigante. Anita é envolvente... Já li e recomento. O Grupo editorial Record tem o costume de lançar bons títulos. Adorei alguns desses.

    ResponderExcluir
  2. Lu - @justificou13 de maio de 2017 22:46

    Oi, tudo bem?
    Os lançamentos do Grupo Editorial Record também apresentaram bastante a respeito de clássicos e tal, a maioria foram todos encontrados nesta lista! De certa forma, me senti bastante interessado em "COCAÍNA", a capa é realmente incrível e a sinopse me chamou total atenção! <3

    Atenciosamente, www.justificou.tk

    ResponderExcluir
  3. Fabrica dos Convites15 de maio de 2017 11:25

    Oi Bruno, de olho em Anita, Amizade Também é Amor, Cocaína e Rastros de Sangue.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Cidália Maria Milani15 de maio de 2017 15:37

    Olá, Bruno!
    Fiquei interessada em três dos títulos citados, Rastros de Sangue, Anita e Amizade é Também Amor.
    Abraço,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  5. carool santos.15 de maio de 2017 21:34

    Olá, tudo bem? O catálogo do Grupo é bem variado e adoro. O que mais me interessei foi o do Carpinejar. A capa é lindíssima e a sinopse promete. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bruno, com a sua lista, acabei de adicionar mais 3 livros para a minha lista de desejados urgentemente. 1- A astúcia cria o mundo (me parece ser incrível) 2- A grande fome de Mao (necessito) e 3- contos de amizade do Carpinejar. Gosto muito dos seus escritos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lorena Caribé19 de maio de 2017 00:21

    Ótimas indicações. Fiquei interessada em vários títulos. Já anotei, espero estar lendo em breve, bjooo

    ResponderExcluir
  8. Olá...é tanta coisa boa que fica difícil escolher...kkkk

    Adorei as dicas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Cila - Leitora Voraz12 de julho de 2017 21:34

    Oi Bruno, tudo bem?
    Já li uma resenha do livro O Segredo de Heap House que elogiou o livro e já coloquei na minha lista. Esse foi o único lançamento que chamou minha atenção dessa vez.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros