Destaques

DICA DE SÉRIE: OLHOS QUE CONDENAM

Por Nathalie Murcia •
segunda-feira, 29 de julho de 2019

Série: Olhos Que Condenam
Onde Ver: Netflix
Episódios: 4

When They See Us (no Brasil, Olhos que Condenam) é uma minissérie americana do gênero drama. A minissérie foi criada por Ava DuVernay e distribuída pela Netflix. Sua estreia foi no dia 31 de maio de 2019 Baseada em uma história real, Olhos que Condenam retrata o famoso caso dos Cinco do Central Park – cinco adolescentes negros do Harlem condenados por um estupro que não cometeram. A minissérie em quatro partes reconstitui a trajetória de Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise, dos primeiros interrogatórios em 1989 à absolvição em 2002 e o posterior acordo de indenização com a prefeitura de Nova Iorque em 2014.



Hoje compartilho a dica de uma excelente e angustiante série: "Olhos Que Condenam", disponível na Netflix. São apenas quatro episódios de tirar o fôlego.

Baseado em fatos reais, muito reais, infelizmente. Tudo começa quando diversos adolescentes de classe baixa, negros e hispânicos, se divertem durante uma noite no Central Park, em Nova York. Contudo, uma moça branca, durante sua corrida rotineira, é brutalmente espancada, estuprada, e deixada à beira da morte.

Os policiais rapidamente chegam ao parque e os garotos se dispersam.

Em meio à perseguição policial iniciada, cinco adolescentes negros são conduzidos ao Distrito.

Em decorrência da repercussão midiática do caso, e da brutalidade dos delitos, a polícia e a promotoria precisam, com urgência, solucionar e caso.

Desta feita, sem advogados, sem conhecer seus direitos, assustados, e após passarem por muitas pressões psicólogicas, tortura e técnicas duvidosas de interrogatório, os cinco adolescentes acabam confessando o que não fizeram, e são acusados injustamente, de praticar os crimes contra a corredora, sendo julgados perante o júri popular.

Repetindo o que ocorreu na condução das investigações, a acusação formal é apresentada aos jurados, distorcendo fatos, de forma a se comprovar a culpa dos garotos.


Recomendo a série a todos, mormente aos que trabalham na área criminal. É estarrecedor a forma como foram violados os direitos de defesa desses adolescentes e a consequente injustiça advinda dessa acusação açodada, motivada por um preconceito escancarado e interesses escusos.

No caso dos garotos do Brooklyn, a justiça tardou, e eles acabaram, enfim, inocentados, muito tempo depois de já  haverem perdido os melhores anos de suas vidas atrás das grades, e sofrendo com a pecha de "estupradores".

Eles ganharam, outrossim, uma milionária indenização. Mas, me pergunto: existe dinheiro que pague por todo esse sofrimento, injustiça, racismo e anos disperdiçados?

Uma série imperdível!

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros