Destaques

E SE...

Por Francine S. C. Camargo •
domingo, 26 de agosto de 2018


E se hoje as portas não fossem destrancadas e você pudesse ficar ilhado em sua fortaleza, sem que as dores entrassem, mas também sem que as angústias escapassem, você o faria?

E se hoje o despertador não tocasse e seu corpo ficasse imerso em sonhos, conhecidos somente por você mesmo, irreais, enganosos, criando uma história dentro de si, a que mundo seus sonhos te conduziriam?

E se hoje o café esfriasse sem ser sorvido, se a água do chuveiro não escaldasse suas costas, se as meias não resguardassem seus pés e o cobertor tombasse ao chão, o frio então reinaria ou haveria calor suficiente dentro de si para suportar qualquer arrepio?

E se hoje não houvesse bagunça, nenhum objeto desmoronado pela casa, nenhuma roupa fora de lugar, se não houvesse mais nada a ordenar, sua mente se deleitaria em paz ou ruminaria no restante do dia a falta de sentido?

E se hoje nenhuma escolha precisasse ser feita, nem a comida precisasse ser arranjada, nem o rumo precisasse ser definido? Se não precisasse escolher nem a roupa a vestir e nem o amor que deseja conservar em si, você respiraria aliviado ou verteria lágrimas diante do vazio?

E se hoje o som do vento nas árvores, da chuva se aproximando, de portas esmurrando os batentes, da brasa tentando remanescer, se nada disso fosse ouvido, para quais sons sua audição se direcionaria?

E se hoje nenhuma conversa pudesse ser articulada, se nenhuma preocupação com alguém pudesse ser manifesta, se nenhum “amo você” pudesse ser disparado, seu coração sofreria em exílio ou se guardaria para o amanhã?

E se hoje fosse ontem, seria de trevas?

E se hoje fosse amanhã, haveria otimismo?

E se hoje fosse aceito como realmente hoje, você se acomodaria com tudo que tem ou buscaria mais? Você amaria tudo que tem, inclusive a si mesmo?

E se o hoje fosse essa página a ser borrada, rascunhada de sentimentos, o que você escreveria?


Comentários via Facebook

25 comentários:

  1. Livros Engavetados31 de agosto de 2018 00:45

    Oi.

    Adorei o texto. Acho que não adianta ficar pensando no "e se". Muitas vezes ficamos tão presos a isso que esquecemos, deixamos de viver. Mas é certo que devemos tentar mudar em algum momento da vida, buscar algo a mais para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:50

      Oi, Dani. Obrigada pelo seu comentário, super concordo com você com viver o agora, mas às vezes esses questionamentos são inevitáveis, até para nos assegurar de continuarmos a seguir pelo caminho que estamos, né?

      Excluir
  • Paraíso Literário31 de agosto de 2018 16:58

    Oi Mairton!

    Tudo bem? O texto é bem bonito, mas confesso que não sou muito ligada no "e se" porque sofrer por uma coisa que poderia ter sido não faz bem pra ninguém e acredito que nada que acontece poderia ter sido diferente, prefiro acreditar que nós fazemos o melhor que pudemos com as informações que temos.

    Acho legal a reflexão sobre sentimentos, sobre poder falar eu te amo para alguém sem medo, por outro lado nós só temos medos porque nunca fomos ensinados que tudo bem alguém não nos amar de volta. Ninguém é OBRIGADO a nos amar, que ser rejeitado não é o fim do mundo. Enfim, o text ficou incrível ♥

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:52

      Jessie, respondo pelo nosso querido Mairton, já que esse cara incrível aprova tudo o que eu posto. Também concordo com você, mas não vejo a interrogação do "e se" como um sofrimento, mas como uma segurança para o agora. Obrigada pela sua apssada por aqui e beijos.

      Excluir
  • Aline M. Oliveira1 de setembro de 2018 14:15

    Oi! gosto muito dos textos da Fran, embora esse não tenha mexido tanto assim comigo, exatamente por haver tantos 'se'. Como a Jessie disse no comentário logo acima, não acho correto viver se questionando a cerca dos 'se' que dariam rumos diferentes a vida que conhecemos e as escolhas que fazemos. Mas gostei bastante do texto, achei bem reflexivo.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:53

      Obrigada, Aline, beijos enormes a você.

      Excluir
  • Oii, tudo bem?

    Adorei a proposta reflexiva do texto, mas não acho legal quando a gente se prende nos "e se" da vida, porque quase sempre ficamos sofrendo ao imaginar os caminhos mais atraentes se tivéssemos tomado uma decisão diferente.

    Acho esse questionamento natural, todo mundo uma hora ou outra se pergunta o que teria acontecido se a situação fosse diferente, mas acontece que quando estamos nos perguntando isso, a situação já aconteceu, e infelizmente não da para voltar no tempo e tomar outra decisão.

    Então acho de mais valia quando pensamos que esse "e se" que não aconteceu nos serviu de aprendizado.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:55

      Oi, Mirelly, tudo bem e você?
      Perfeita sua colocação, é natural se questionar, assim como é natural que isso venha com algumas dores junto, mas não é regra, né? Nem tudo que é questionado é feito como um lamento, o que acha? Beijinhos para você.

      Excluir
  • Olá, eu gosto muito de poemas e poesias, há algum tempo eu tenho visto algumas publicações da Francine e tenho gostado muito. Achei o texto bem profundo e gosto bastante quando leio algo que traz momentos de reflexão durante e após a leitura. Só não curto muito essa repetição de "E se", fica cansativo para mim e acho chato ficar lendo a mesma coisa. Sei que a intenção é justamente a repetição, mas acredito que em alguns casos poderia haver a ocultação da expressão porque já está subentendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:56

      Beatriz, obrigada pelo comentário, dica anotada! Beijos.

      Excluir
  • Oie

    Já te disse várias vezes que gosto muito dos seus textos. Suas palavras nos comovem e nos fazem refletir. Hoje não poderia ser diferente. Amei o texto, Entretanto, eu... Não gosto de pensar no e se... é muito difícil e querendo ou não acaba por nos travar em determinados momentos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:57

      Obrigada pelo carinho sempre. Beijos.

      Excluir
  • Oi,
    Eu gostaria de ter a chave dessa porta para poder deixá-la trancada, impedindo que as dores penetrem o meu coração, mas podendo abri-la para as alegrias do mundo. Seria o melhor dos dois mundos, não seria? Continue escrevendo seus sentimentos sobre o dia de hoje porque amanhã seu texto seria sobre ontem. Adorei!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:59

      André, sei como é, há lembranças e sensações que a gente prefere guardar em uma gaveta secreta e não abrir mais. Maaaaaaas...ainda assim essas gavetas estão cheias de vida e história e nos mostram quem somos hoje, então acho que tudo bem pensar um pouco sobre elas. Beijos grandes.

      Excluir
  • Oi,
    Gosto muito dos textos que você postam, pois nos fazem refletir numa esfera muito grande.
    Eu me pergunto muito sobre o que aconteceria se eu tivesse feito diferente, mas a questão é, se fizéssemos diferente, não estaríamos no mesmo lugar que estamos hoje.
    Adorei o texto e vou compartilhar com meus amigos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 21:00

      Bruna, obrigadíssima! Beijos.

      Excluir
Adicionar comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros