Destaques

Resenha: 1º Encontro de Escritores em Paracuru

Por Salvattore Mairton •
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Como vocês já sabem, aconteceu no ultimo sábado, dia 27, o I Encontro de Escritores em Paracuru em Paracuru, no salão paroquial de nossa cidade. Foi um evento de grande valia para nossa cultura, já que na ocasião quem esteve presente saiu com um gostinho de leitura e conhecimento e pode apreciá-lo.

Apesar das poucas pessoas ali presentes, até mesmo de pessoas envolvidas no poder público de nossa cidade, o encontro envolveu todos os presentes e nele consegui perceber que os espectadores ficaram atentos a cada palavra pronunciada pelos escritores convidados, trazendo-me uma certa alegria, de dever cumprido. Para a realização do evento contei com o apoio da AMAP (Associação de Música e Arte de Paracuru) e da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru e da Prefeitura Municipal na organização. Apesar disso entristece-me com o fato de não poder contar com a presença de várias autoridades que deviam valorizar mais nossa cultura, nossa literatura.

Parabenizo assim a presença da  Secretaria de Educação de Paracuru, Arlete Rocha e de seu marido Francisco João, e também do vereador João de Deus, autoridades que estiveram prestigiando e acompanharam todo o evento. Agradeço também a presença de Helder Gurgel, diretor da Rádio Mar Azul FM 87,9. E também a presença da ex-secretária de Educação Toinha Xavier.

Iniciamos o evento com a apresentação do grupo Espaço Dança, da comunidade Riacho Doce, que apresentou um coreografia de Street Jazz, cujo coreografo foi Leandro Martins (foto). Depois foram dadas as palavras aos organizadores e formada a bancada literária pelos autores: Flávio Sampaio (Autor de Ballet – passo a passo e Fundador da Escola de Dança de Paracuru), Lúcio Damasceno (Autor de Passos perdidos e Historiador de Paracuru), Iêda Damasceno (Autora de Retalhos do Coração), Ocelo Moreira (autor de Carratos), Francilângela Clarindo (Autora de Variedades Poéticas, Entre Quatro Paredes e outros), Mateus Lins (Autor de O Reino de Mira),  e Ana Aguiar (Autora de As Profecias de Edhen).

Cada autor teve a oportunidade de apresentar sua obra em seu estilo próprio.
Posso afirmar que a noite foi especial, e que mesmo com o público pequeno se tornou marcante para a cultura de Paracuru, pois podemos perceber os talentos que temos no Ceará e no Brasil.

Para finalizar estendo meus agradecimentos a Autora Eleonor Hertzog, que não pode estar presente mais que enviou seu livro para ser sorteado no evento; Agradeço ao fotografo Alexandre Mendes que registrou tudo; a diretor de Cultura Francisca Torres pelo apoio incondicional, entre outros.
Aviso portanto, que continuarei realizando o evento em nossa cidade, concertando os erros desse primeiro e fazendo o melhor possível para divulga os talentos literários existente em nossa cidade e no Ceará.
Obrigado a todos que estiveram presentes, aqueles que de longe torceram para dar tudo certo e até mesmo aqueles me disseram que ia dar errado, que era uma besteira, mostrei a eles portanto que a força da cultura deve estar viva em cada um de nós, em cada leitor, artista e escritor... 

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Universo dos Leitores 29 de julho de 2013 15:13

    Nossa, que delícia que deve ter sido! Muito bom saber que existem pessoas que acreditam no poder dos livros! Parabéns a todos vocês!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mairton pela coragem e determinação de fazer o evento.
    Seja persistente, pois este só foi o embrião de muitos encontros literários que teremos pela frente.

    ResponderExcluir
  3. Mairton, a iniciativa sua foi fantástica. Este apoio aos escritores é muito importante. Tenho certeza que o evento foi grandioso... Parabéns para todos os envolvidos!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Mariana Siqueira31 de julho de 2013 06:01

    Que evento bacana! Deve ter sido realmente ótimo!
    Parabéns pela iniciativa e parabéns aos autores pela conquista :)

    Ótima matéria!
    Seguindo seu blog, se puder, segue o meu?
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nivaldo Joaquim31 de julho de 2013 23:20

    Parabéns pela iniciativa. Seja perseverante, só assim conseguimos o sucesso. Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros